Parabéns aos bancários e bancárias! 28 de agosto é dia de resistência!

Parabéns e vamos em frente, dia após dia construindo a resistência dos trabalhadores enquanto categoria e enquanto classe!

Bancários e bancárias comemoram o seu dia nesta segunda-feira, 28. O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo parabeniza a toda categoria pela sua unidade, força e coragem ao construir a luta pelos seus direitos.

Hoje a categoria enfrenta um cenário político de ataque aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras, que coloca em risco a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a própria Convenção Coletiva. Por isso, somamos força nesta Campanha Nacional para tentar blindar os efeitos da reforma trabalhista e da terceirização na nossa categoria. Se organizar e criar novas estratégias de luta é desafio para todos e todas.

História

A data do Dia do Bancário foi definida em 1951 e marca uma das mais importantes e longas greves da categoria, uma referência histórica e exemplo de mobilização. Foram 69 dias de greve reivindicando reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro.

A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária

Imprima
Imprimir