Participe da eleição de delegados sindicais do Banestes

Têm início nesta quarta-feira, 26, as inscrições para a eleição de delegados sindicais de base do Banestes. Serão eleitos 15 delegados, sendo um por região, e só podem concorrer bancários do Banestes sindicalizados. Os delegados sindicais serão responsáveis por representarem os empregados das agências junto ao Sindicato, contribuindo para a defesa dos direitos dos bancários […]

Têm início nesta quarta-feira, 26, as inscrições para a eleição de delegados sindicais de base do Banestes. Serão eleitos 15 delegados, sendo um por região, e só podem concorrer bancários do Banestes sindicalizados. Os delegados sindicais serão responsáveis por representarem os empregados das agências junto ao Sindicato, contribuindo para a defesa dos direitos dos bancários e bancárias. O mandato será de dois anos e não serão eleitos suplentes.

A eleição de delegados sindicais é uma conquista do Acordo Coletivo 2011/2012, assinado após cinco anos sem negociação entre o banco e seus empregados. “A experiência desses dois anos mostra como a participação e a colaboração dos delegados sindicais foram fundamentais para garantir as últimas conquistas da categoria bancária. Os delegados sindicais cumprem o importante papel de identificar as necessidades dos bancários e bancárias e trazer essas demandas para o sindicato, para que, juntos, possamos lutar pela garantia dos direitos dos bancários”, destaca o diretor do Sindibancários/ES e bancário do Banestes, Jessé Alvarenga.

Inscrição

O prazo termina no dia 08 de abril e o candidato deve encaminhar a inscrição via malote para o Sindicato dos Bancários/ES ou entregar pessoalmente na entidade, das 09 às 18 horas, mediante requerimento assinado pelo candidato. O Sindicato também poderá credenciar representantes junto às unidades para proceder à inscrição dos interessados.

Votação

A votação será realizada de 14 a 17 de abril, nos locais de trabalho, das 9h às 17 horas para o turno diurno e das 19h às 23 horas para o turno noturno. Todos os banestianos poderão votar e escolher o seu representante, independente de sindicalização. Conforme o edital, a votação será por região, ou seja, somente os bancários da região poderão votar nos candidatos inscritos na mesma região. 

Conheça o papel do delegado sindical

O delegado sindical de base é o representante do Sindicato nos locais de trabalho. Ele (ou ela) faz a ponte entre a agência ou departamento e a entidade, levando as demandas e discutindo soluções. Deve buscar, por exemplo, resolver internamente os problemas que surgem na relação entre os funcionários do setor e o banco, observar as condições de trabalho, entre outras atribuições.

Essa representação é essencial na organização interna dos trabalhadores. Para ser delegado sindical, o bancário tem que ser sindicalizado. Mas para votar não é necessário estar vinculado à entidade.

Conforme o Acordo Coletivo 2013/2014, serão eleitos 15 delegados. Como o número é limitado, o Sindicato dividiu o Estado por regiões, de forma que todos os bancários estejam representados. O mandato será de dois anos, sendo permitida uma reeleição. Durante o mandato e um ano após o seu término, o delegado tem estabilidade no emprego.

Mais informações no Sindicato dos Bancários ou pelo telefone (27) 3331.9999. O Sindibancários/ES está localizado na rua Wilson Freitas, nº 93, Centro, Vitória/ES.

Imprima
Imprimir