Secretaria de Relações Sindicais

A Secretaria de Relações Sindicais é responsável por coordenar e implementar ações relativas às questões de gênero, raça, orientação sexual e juventude bancária necessárias à organização e à luta dos segmentos da categoria relacionadas com essas temáticas; bem como elaborar propostas de combate a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito nos locais de trabalho.

Cabe à Secretaria colocar em prática o relacionamento do Sindicato com os colegas de outras entidades sindicais e da sociedade civil, referentes às questões de política e trabalho sindical. Busca-se também, sempre que possível, a promoção do intercâmbio de experiências com universidades e institutos especializados em questões de políticas sindicais, seja em âmbito estadual, regional, nacional e internacional.

Entre as ações realizadas destaca-se a constante atualização do perfil da mulher bancária no Espírito Santo e a recuperação da memória de lutas das mulheres do sistema financeiro e nas instâncias organizativas do Sindicato. Para tal são pensados os fóruns e encontros de discussão, assim como o coletivo que concebe as pautas do Jornal Mulher 24 Horas. Vale destacar o projeto “Chá de Conversa”, sempre promovendo um bate-papo entre homens e mulheres sobre a nossa realidade, o que nos cerca e as opressões do dia a dia. O detalhe especial, é que a conversa é sempre aquecida por uma variedade de chás.