Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho

A Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho desenvolve ações e campanhas junto aos bancários, a outros sindicatos e à sociedade capixaba, sempre com a preocupação de debater as condições de trabalho, realizar campanhas – como a de prevenção às LER/DORT – ginásticas laborais, além de atividades sobre segurança bancária, saúde mental e trabalho bancário.

A secretaria realiza, ainda, pesquisas epidemiológicas relativas aos modos de adoecimento da categoria. Também é seu papel fazer acompanhamento pós-assalto, no local de trabalho, acolhendo os bancários vítimas desse tipo de crime, orientando-os acerca das repercussões psíquicas e da importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

É ainda feito acolhimento das vítimas de assédio moral e formulação de denúncias à Delegacia Regional do Trabalho e a outras instituições competentes. A Secretaria acompanha as ações jurídicas relacionadas à saúde, em parceria com a Secretaria de Assuntos Jurídicos.

 

EIXOS DE TRABALHO
1. ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO
Atendimento, orientação e acompanhamento das demandas dos bancários na área de saúde do trabalhador.

2. PESQUISA E ANÁLISE DOS DADOS
Produção de pesquisas com cientistas sociais e/ou trabalhadores, visando ampliar o conhecimento e as possibilidades de intervenção nos locais de trabalho.

3. PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE
Realização de atividades voltadas para a promoção e prevenção dos agravos à saúde dos bancários, objetivando incentivar a Organização por Local de Trabalho (OLT), articulando os delegados sindicais, diretores de base e militantes.

4. CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO

Interveção sobre o ambiente de trabalho objetivamento e/ou eliminar as cargas de trabalho (físicas, químicas, biológicas e ergonômicas), potencialmente causadoras de danos à saúde.