Secundaristas ocupam campus do IFES em São Mateus

Movimento teve início no dia 11 em protesto contra a aprovação da PEC 241 na Câmara dos Deputados.

14718605_1238243206198719_985134541467029797_n

Estudantes secundaristas do Instituto Federal do Espírito Santo ocupam desde a última terça-feira (11) o campus de São Mateus, em protesto contra a aprovação da PEC 241 na Câmara dos Deputados, no dia 10.

Os estudantes da instituição, junto à UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas, conseguiram suspender as aulas do período noturno já no dia 11. As aulas permanecem suspensas e ao longo do dia atividades culturais, oficinas e debates vêm sendo realizadas no campus do IFES.

Estudantes se reúnem para organização do movimento

Estudantes se reúnem para organização do movimento

Além da UMES, os secundaristas participantes – cerca de 30 na tarde de hoje – têm recebido apoio político de sindicatos, de alunos da graduação do CEUNES (Centro Universitário Norte do Espírito Santo) e contam também com a solidariedade de movimentos sociais.

“Uma parcela pequena da população se deu conta do quão grave é a PEC 241 e como ela representa uma ameaça aos trabalhadores. Os secundaristas estão construindo um movimento importante de mobilização e resistência e têm o apoio do Sindibancários nesta luta, que é legítima”, avalia Jonas Freire, coordenador geral do Sindibancários/ES.

As reivindicações

Os estudantes são contra a aprovação da PEC 241, apelidada de PEC do Fim do Mundo, que congela o investimento federal em serviços básicos, como saúde e educação, por 20 anos.

Na pauta do movimento estão também a reforma do ensino médio e outras medidas impostas pelo governo golpista de Temer.

Imprima
Imprimir