Seminário debate a corrupção e o sistema da dívida pública, nesta terça

Nesta terça-feira, 01, será realizado em Vitória o seminário “A Corrupção e o Sistema da Dívida”. Com a presença da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, o evento irá discutir como o pagamento da dívida pública consome quase a metade do orçamento público. O seminário é aberto ao público e ocorrerá, […]

Nesta terça-feira, 01, será realizado em Vitória o seminário “A Corrupção e o Sistema da Dívida”. Com a presença da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, o evento irá discutir como o pagamento da dívida pública consome quase a metade do orçamento público. O seminário é aberto ao público e ocorrerá, das 9h às 17h, no teatro do Ifes, em Jucutuquara. 

O evento também irá marcar a criação do Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida, do qual o Sindibancários/ES faz parte. O debate sobre a dívida pública no Brasil é fundamental para compreender os cortes nos orçamentos já reduzidos dos serviços públicos essenciais para a população, como saúde, educação e infraestrutura.

Auditoria

A auditoria da dívida pública está prevista na Constituição Federal – artigo 26 do ADCT – mas até hoje não foi realizada. Além disso, em 2000, foi realizado no Brasil o Plebiscito Popular da Dívida Externa, que contou com participação de 6.030.329 cidadãos, sendo que mais de 95% votaram NÃO à manutenção do Acordo com o FMI; NÃO à continuidade do pagamento da dívida externa sem a realização da auditoria prevista na Constituição Federal, e NÃO à destinação de grande parte dos recursos orçamentários aos especuladores.

Desde 2001, a Auditoria Cidadã da Dívida vem realizando estudos, publicações, eventos, além de atividades para a mobilização de entidades da sociedade civil nacional e internacional. A Auditoria Cidadã da Dívida é uma entidade aberta à participação de todas as entidades e cidadãos preocupados com o agravamento dos problemas nacionais dentre os quais o endividamento público exerce papel preponderante.

Acesse o site da Auditoria Cidadã e saiba mais sobre o maior esquema de corrupção “legalizada” do Brasil.

Curso

Estão abertas, até dia 18 de dezembro, as inscrições para a 3ª turma do Curso da Auditoria Cidadã da Dívida. O curso será realizado à distância e tem como objetivo capacitar multiplicadores para a utilização da ferramenta da auditoria para a mobilização social, incentivando a propagação dos trabalhos da Auditoria Cidadã.

Faça aqui sua inscrição.

Seminário “A Corrupção e o Sistema da Dívida”

auditoria cidadã

Participe!

 Com informações do  site www.auditoriacidada.org.br. 

Imprima
Imprimir

Comentários