Sindibancários/ES completa 81 anos fortalecendo a luta da categoria e da classe trabalhadora

Há exatos 81 anos, no dia 12 de janeiro de 1934, 32 bancários assinaram a ata de fundação do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, dando início oficialmente à história da entidade, ainda sob o nome de Sindicato dos Bancários de Vitória. Atualmente, o Sindicato representa mais de 7.700 trabalhadores de bancos públicos e privados […]

Há exatos 81 anos, no dia 12 de janeiro de 1934, 32 bancários assinaram a ata de fundação do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, dando início oficialmente à história da entidade, ainda sob o nome de Sindicato dos Bancários de Vitória. Atualmente, o Sindicato representa mais de 7.700 trabalhadores de bancos públicos e privados que atuam em todos os municípios capixabas.

 

Ao longo dessa trajetória, o Sindicato dos Bancários/ES esteve presente nos principais momentos de luta da categoria bancária e da classe trabalhadora. Foram inúmeras as greves, os enfrentamentos à repressão e ao ataque aos direitos dos trabalhadores, e também inúmeras as conquistas.

Para o coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), a união e a participação dos bancários nas lutas da categoria são os principais elementos dessa história.

“Nesse dia de aniversário, os parabéns vão para os bancários e bancárias capixabas, afinal, o Sindicato é uma entidade construída por e para os bancários. A participação nas lutas sindicais e o reconhecimento da categoria foi o que sempre legitimou a atuação do Sindicato, impulsionando a luta por direitos”, diz Carlão.

“Nossa história tem um longo caminho pela frente, e a cada ano surgem novos desafios. Por isso, essa data serve não só para relembrar as lutas do passado, mas para renovar as energias para as lutas do presente”, conclui. 

 

Galeria de fotos 80 anos

Imprima
Imprimir