Sindibancários/ES realiza ato em defesa da Banestes Seguros

Diante da ameaça de venda de ações da Banestes Seguros S.A. (Banseg), na manhã desta segunda-feira, 23, funcionários e funcionárias da Banseg disseram “não” à privatização da seguradora, uma das mais importantes empresas do Sistema Financeiro Estadual. O ato foi promovido pelo Sindibancários/ES, funcionários da seguradora e o Sindicato dos Securitários, e ocorreu no Palas […]

Diante da ameaça de venda de ações da Banestes Seguros S.A. (Banseg), na manhã desta segunda-feira, 23, funcionários e funcionárias da Banseg disseram “não” à privatização da seguradora, uma das mais importantes empresas do Sistema Financeiro Estadual. O ato foi promovido pelo Sindibancários/ES, funcionários da seguradora e o Sindicato dos Securitários, e ocorreu no Palas Center, no Centro de Vitória.

No dia 22 de janeiro, o Banestes divulgou um documento por meio do qual comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que irá realizar estudos e ações para ampliar as áreas de negócios da Banestes Seguros, tendo como meta vender ações da seguradora. Essa abertura de capital é o primeiro passo para privatizar a rentável seguradora capixaba, como destacou o diretor do Sindibancários/ES e bancário do Banestes, Jessé Alvarenga, durante o ato.

“Temos que mobilizar toda a sociedade capixaba, os sindicatos e os trabalhadores para dizer não a qualquer iniciativa de privatização do banco. Ao defender a Banestes Seguros como uma empresa pública e estadual, estamos defendendo o patrimônio do povo capixaba. Em 2009, o Sindibancários/ES, junto com a população e os bancários, conseguiu barrar a privatização do Banestes. Agora, o governador Paulo Hartung anuncia uma investida contra a Banestes Seguros, um dos importantes pilares do Banestes. Não podemos permitir esse ataque ao nosso patrimônio, que foi construído com muita luta”, enfatizou. 

Durante o ato, foi distribuído um manifesto contra a venda de ações da seguradora. “Esse ato foi nosso ponto de partida da luta contra a privatização da Banestes Seguros. Vamos continuar mobilizados para garantir que o Banestes e suas subsidiárias, patrimônios dos capixabas, continuem públicos e estaduais. Vamos pedir uma reunião com a direção do banco e continuaremos com as manifestações enquanto houver ameaça de privatização”, declarou o funcionário da Banestes Seguros, Guilherme Lima Lopes.

Paulo Hartung assinou Termo de Compromisso

Enquanto candidato a governador do Estado, Paulo Hartung assinou o Termo de Compromisso em Defesa do Banestes Público e Estadual, comprometendo-se em manter o Banestes público e do povo capixaba. Com o anúncio da abertura de venda de ações da Banestes Seguros, Paulo Hartung, contraditoriamente, faz seu primeiro ataque ao Banestes e pretende iniciar uma privatização disfarçada do banco.

Como governador, Paulo Hartung deve garantir o crescimento do Banestes e de suas subsidiárias, como empresas públicas. A população capixaba não deve aceitar nenhuma tentativa de privatização da Banestes Seguros e do Banestes e exigir que Paulo Hartung cumpra o compromisso assumido durante a campanha.

Lucratividade da empresa

O balanço contábil da Banestes Seguros, de acordo com a Susep, revela que a empresa cresce e se fortalece a cada ano. No primeiro semestre de 2014, a seguradora capixaba obteve o maior resultado semestral da sua história com alta de 15% no faturamento em relação a 2013. O lucro líquido projetado para 2014 é de cerca de R$ 17 milhões e o patrimônio da empresa ficará em torno de R$ 109 milhões.

Além disso, a Banestes Seguros se consolida como uma marca forte no Estado e há 09 anos consecutivos ocupa o primeiro lugar no Recall de Marcas, e é destaque também em vários rankings na Revista Valor 1000, do jornal Valor Econômico, entre as 20 maiores seguradoras do Brasil.

Imprima
Imprimir