Sindibancários realiza ação sindical em Vila Velha

Na manhã desta quarta-feira, 19, o Sindicato dos Bancários/ES realizou uma ação sindical no Centro de Vila Velha. Os diretores percorreram diversas agências para mobilizar os bancários e bancárias para a campanha salarial 2015. Na ocasião foi reforçada a necessidade de união da categoria para obter avanços. Para isso, além de panfletagens foram realizadas esquetes […]

Na manhã desta quarta-feira, 19, o Sindicato dos Bancários/ES realizou uma ação sindical no Centro de Vila Velha. Os diretores percorreram diversas agências para mobilizar os bancários e bancárias para a campanha salarial 2015. Na ocasião foi reforçada a necessidade de união da categoria para obter avanços. Para isso, além de panfletagens foram realizadas esquetes teatrais baseadas no ditado popular “Caititu fora da manada é comida de onça”. Na esquete, representando os trabalhadores e trabalhadoras os caititus se unem em manada e vencem a onça, que quer devorá-los e simboliza os banqueiros.

O início das negociações entre o Comando Nacional e os banqueiros, hoje, em São Paulo, foi destacado durante a ação sindical. “Informamos que hoje começou a primeira rodada oficial de negociação e que o nosso coordenador geral, Jessé Alvarenga, está em São Paulo, nos representando no Comando Nacional. Deixamos claro que, além das negociações, as ações sindicais e as mobilizações da base são importantes para pressionar e trazer avanços nas reivindicações. Percebemos que os trabalhadores querem esse avanço independente dos banqueiros alegarem que o país está passando por uma crise, pois com crise ou sem crise a lucratividade continua muito alta”, diz o diretor do Sindicato, Fabrício Coelho.

O também diretor, Jonas Freire, destaca que a ação sindical contou com a receptividade não somente dos trabalhadores, mas também dos clientes. “Os bancários pararam para nos ouvir e convidamos todos para fortalecer nossas lutas participando das assembleias e outras atividades. Os clientes também foram receptivos e acharam importante o fato de termos incluído em nossas reivindicações questões como redução das taxas de juros e contratação de mais funcionários. Muitos falaram que a quantidade reduzida de bancários torna o atendimento ruim nas agências”, afirma Jonas.

A mobilização para a campanha salarial está sendo feita em todo o Estado. Na sexta-feira, 21, o sindicato fará uma ação na Reta da Penha. No dia 26, será a vez do interior, com três eventos, um em Cachoeiro de Itapemirim, outro em Linhares e outro em Colatina. Em 28 de agosto, data em que se comemora o Dia da Bancária e do Bancário, acontecerão ações sindicais em Laranjeiras e Campo Grande.

Imprima
Imprimir