Sindibancários/ES tem novo coordenador geral

Jonas Freire Santana passa a ocupar o cargo a partir desta quarta (01), em sucessão a Jessé Gomes de Alvarenga. A mudança foi uma decisão coletiva da diretoria com o objetivo de garantir maior pluralidade na gestão, construída de forma participativa.

A partir desta quarta-feira, 01, Jonas Freire Santana é o novo coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES. Jonas, que é empregado do Banestes, sucede Jessé Gomes de Alvarenga, que ocupou o cargo ao longo do primeiro ano da gestão “Sindicato é Pra Lutar”, eleita para o triênio 2015/2018.

A alternância foi uma decisão coletiva da diretoria, que entende como fundamental a renovação dos quadros dirigentes para promover uma gestão mais coletiva e participativa. “É salutar para nossa diretoria que outros companheiros ou companheiras assumam a função de coordenador geral. Esse foi um compromisso assumido ainda na formação de nossa chapa e é importante concretizá-lo”, diz Jessé Alvarenga, que continua compondo a Diretoria Executiva do Sindicato como Secretário de Relações Sindicais.

Medida prevista em estatuto

A substituição do coordenador geral tem previsão no Estatuto do Sindicato. Sempre após o primeiro ano do mandato, o Sistema Diretivo da entidade faz uma avaliação da gestão podendo reconduzir o coordenador geral ao cargo ou remanejá-lo, conforme entendimento da diretoria.

“A avaliação deste primeiro ano foi muito positiva. O sindicato fez uma das maiores greves de sua história, com número recorde de agências paralisadas, e protagonizou diversas ações de resistência. Atuou em defesa dos bancos públicos e por mais contratações, com destaque para Caixa e Banestes; contra a aprovação do projeto de lei que libera a terceirização irrestrita no país; defendeu o emprego nos bancos públicos e privados e o fim do assédio moral e das metas. Com Jonas à frente da entidade, temos certeza que daremos continuidade a essas lutas, honrando o compromisso assumido com a categoria”, diz Derik Bezerra, secretário geral do Sindicato.

A escolha de Jonas foi unânime entre a diretoria do Sindicato. Jonas, já de posse do novo cargo, salienta a importância de atuar coletivamente e fortalecer o Sindicato pela base.

“Assumo com alegria essa tarefa desafiadora e de grande responsabilidade. Nossa luta, porém, não se faz com uma única pessoa. Nosso Sindicato é forte porque temos uma direção coesa e comprometida com a categoria, e porque os bancários e bancárias acreditam nesta entidade. Temos que fortalecer essa referência e estreitar a cada dia nossos laços com a base, ampliando a participação democrática dos bancários e bancárias nos espaços de debate e construção da luta sindical. É um grande caminho a percorrer e espero contar com o apoio de todos”, diz Jonas.

Conheça um pouco de Jonas Freire

Jonas-Freire

Jonas é natural de Araçuaí, Minas Gerais, e veio para Vitória em 1983. A admissão no Banestes aconteceu em 1987. Hoje, quando assume o cargo de coordenador geral do Sindicato, ele completa 29 anos de banco. Com o ingresso na carreira bancária teve início sua trajetória de organização em defesa categoria e do Banestes como patrimônio público e do povo capixaba. Atuou no antigo CRESB (Conselho de Representantes dos Funcionários do Sistema Banestes), na Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e na direção do Sindibancários/ES, da qual faz parte desde 1997, estando liberado desde 2002.  Foi uma das lideranças da campanha contra a privatização do Banestes, em 2002, e contra venda do banco para o Banco do Brasil, em 2009.

Imprima
Imprimir

Comentários