Sindicato abre inscrição para curso de formação

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de julho. O curso será composto de seis módulos e vai acontecer mensalmente de agosto deste ano a janeiro de 2018, sempre aos sábados e domingos.

Atualizado em 26/07/2017

Turma de 2016 no módulo 1 (Foto: Sérgio Cardoso)

Estão abertas até o dia 26 de julho as inscrições para o Curso Básico de Formação Sindical para os delegados sindicais e bancários em geral. O curso será composto de seis módulos e vai acontecer mensalmente, de agosto deste ano a janeiro de 2018, sempre aos sábados, a partir das 8 horas, e domingos, até as 17 horas, na sede social da Associação do Pessoal da Caixa, em Bicanga, Serra.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas (30). Basta preencher o formulário disponível [Inscrições encerradas]. No momento da inscrição os bancários devem apontar se vão precisar de transporte para o local do evento e creche para filhos de 4 a 11 anos de idade. Para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, o Sindicato paga hospedagem de babá ou cuidador(a). A hospedagem do bancário (a) é opcional, mas o Coletivo de Formação lembra que para a dinâmica do curso o ideal é que todos os participantes passem a noite no local.

“A formação política das lideranças e bancários de base na perspectiva da classe trabalhadora é um compromisso assumido pela nossa gestão. Partimos do pressuposto de que compreender a realidade é parte da nossa tarefa de transformá-la”, afirma Renata Garcia, diretora de Formação do Sindicato.

Confira a programação do curso

Módulo  I – Como funciona a sociedade I

Dias 05 e 06 de agosto de 2017

Conteúdo: Reflexão sobre os conceitos básicos para a compreensão da sociedade, tais como riqueza, pobreza, valor, mais valia, acumulação de riqueza, classes sociais, Estado, ideologia, estrutura e superestrutura etc.

Módulo II – Como funciona a sociedade II

Dias 23 e 24 de setembro de 2017

Conteúdo: compreensão da crise do capita e suas causas; trabalhar a reprodução ampliada do capital, capital constante, capital variável, produtividade, intensificação, taxa de lucro, superlucro, concorrência, monopólio, concentração e imperialismo.

Módulo III – Concepção, estrutura e prática sindical I

Dias 28 e 29 de outubro de 2017

Conteúdo: O que é sindicato, concepções sindicais: anarquismo, corporativismo, classismo, as lutas dos trabalhadores no Brasil. O Sindicato dos Bancários do ES: história e principais lutas. O/a dirigente sindical.

Módulo IV – Concepção, estrutura e prática sindical II

Dias 18 e 19 de novembro de 2017

Conteúdo: As centrais sindicais no Brasil. CUT, CTB, Intersindical, Conlutas: origens, princípios, objetivos, funcionamento, estrutura, financiamento, estratégias, políticas e desafios. As tendências e as centrais sindicais. A reorganização sindical no Brasil: dilemas e possibilidades. A reforma sindical que queremos.

Módulo V – Como desenvolver uma análise de conjuntura

Dias 09 e 10 de dezembro de 2017

Conteúdo: O que é uma análise de conjuntura. Estrutura e conjuntura. Elementos para se fazer uma análise de conjuntura. Atores, cenários, correlação de forças. Os riscos de uma análise de conjuntura: superficialidade, subjetivismo, unilateralidade. Tendências, casualidade e acidente. Exercício de análise de conjuntura.

Módulo VI – Comunicação e expressão

Dias 13 e 14 de janeiro de 2018

Conteúdo: A produção da intimidação e das dificuldades de comunicação e fala. Aspectos facilitadores da fala em público e da comunicação e expressão. Exercício de inflexão da voz e dicção. Exercícios de fala em público.

Imprima
Imprimir