Sindicato abre inscrições para jornada de formação sindical

O curso contará com 11 módulos dedicados à compreensão do capitalismo na contemporaneidade e as formas de resistência dos trabalhadores às opressões

As múltiplas formas de dominação capitalista na contemporaneidade e as possibilidades de resistência dos trabalhadores por meio da luta sindical serão debatidas ao longo da Jornada de Formação Sindical 2016/2017.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de agosto de 2016. Basta preencher o formulário disponível AQUI, ou ainda o formulário do folder a ser disponibilizado pelo Sindicato.

“A formação política das lideranças e bancários de base na perspectiva da classe trabalhadora é um compromisso assumido pela nossa gestão. Partimos do pressuposto de que compreender a realidade é parte da nossa tarefa de transformá-la”, afirma Renata Garcia, diretora da entidade.

O curso é destinado aos bancários e lideranças sindicais de base interessados em se aprofundarem nas histórias e práticas da luta dos trabalhadores e seus usos pelas lutas populares e emancipatórias.

Organizado pela Secretaria de Formação do Sindibancários/ES, o curso terá um caráter extensivo e contará com 11 módulos de três dias, divididos em encontros mensais durante doze meses. O primeiro módulo ocorrerá em setembro próximo e o último em agosto de 2016. Os encontros acontecerão nas sextas, sábados e domingos entre 9h e 18h, na sede da APCEF Bicanga.

O Sindicato vai solicitar a liberação dos bancários inscritos para as sextas-feiras de formação. O pedido será enviado às dependências do banco com a cópia do Acordo Coletivo, enfatizando o direito de participação dos bancários e os dias previstos. A hospedagem e a alimentação dos participantes acontecerão na APCEF sob as expensas do Sindicato nos dias de formação. A entidade avaliará a necessidade traslado e creche para os bancários a partir das inscrições.

Confira a programação do curso

Módulo  I – Como funciona a sociedade I

Dias 2, 3 e 4 de setembro de 2016

Conteúdo: Reflexão sobre os conceitos básicos para a compreensão da sociedade, tais como riqueza, pobreza, valor, mais valia, acumulação de riqueza, classes sociais, Estado, ideologia, estrutura e superestrutura, etc.

Módulo II – Como funciona a sociedade II

Dias 14, 15 e 16 de outubro

Conteúdo: compreensão da crise do capita e suas causas; trabalhar a reprodução ampliada do capital, capital constante, capital variável, produtividade, intensificação, taxa de lucro, superlucro, concorrência, monopólio, concentração, imperialismo.

Módulo III – Capitalismo contemporâneo

Dias 18, 19 e 20 de novembro

Conteúdo: Transformações técnico-científicas e seus efeitos na organização do trabalho. Os  processos de globalização. O neoliberalismo e seus efeitos na vida de trabalhadores e trabalhadoras. A produção de subjetividades e os processos de resistências.

Módulo IV – Concepção, estrutura e prática sindical I

Conteúdo: O que é sindicato, concepções sindicais: anarquismo, corporativismo, classismo, as lutas dos trabalhadores no Brasil. O Sindicato dos Bancários do ES: história e principais lutas. O/a dirigente sindical.

Dias 9, 10 e 11 de dezembro

Módulo V – Concepção, estrutura e prática sindical II

Dias 17, 18 e 19 de fevereiro

Conteúdo: As centrais sindicais no Brasil. CUT, CTB, Intersindical, Conlutas: origens, princípios, objetivos, funcionamento, estrutura, financiamento, estratégias, políticas e desafios. As tendências e as centrais sindicais. A reorganização sindical no Brasil: dilemas e possibilidades. A reforma sindical que queremos.

Módulo VI – Gestão sindical

Dias 17, 18 e 19 de março

Conteúdo: Administração geral e gestão das instituições. A gestão sindical. Elementos da gestão: o poder, a ética e a democracia. Gestão participativa: instrumentos e mecanismos. Relações grupais. Planejamento da ação sindical. Orçamento e participação. Militância: valores, compromissos e tarefas.

Módulo VII – Organização do trabalho e saúde do trabalhador

Dias 7, 8 e 9 de abril

Módulo VIII – Relações sociais, de gênero e sexualidade

Dias 19, 20 e 21 de maio

Módulo XIX – Racismo nas relações sociais

Dias 23, 24 e 25 de junho

Conteúdo: Raça. Racismo. Preconceito e discriminação. As contribuições do povo negro na formação econômica e social do Brasil. Ações afirmativas. O que é ser negro e negra no Brasil. A luta por igualdade racial. O papel dos sindicatos na luta contra o racismo.

Módulo X – Como desenvolver uma análise de conjuntura

Dias 14, 15 e 16 de junho

Conteúdo: O que é uma análise de conjuntura. Estrutura e conjuntura. Elementos para se fazer uma análise de conjuntura. Atores, cenários, correlação de forças. Os riscos de uma análise de conjuntura: superficialidade, subjetivismo, unilateralidade. Tendências, casualidade e acidente. Exercício de análise de conjuntura.

Módulo XI – Comunicação e expressão

Dias 18, 19 e 20 de agosto

Conteúdo: A produção da intimidação e das dificuldades de comunicação e fala. Aspectos facilitadores da fala em público e da comunicação e expressão. Exercício de inflexão da voz e dicção. Exercícios de fala em público.

Imprima
Imprimir