Sindicato apoia Juliana Donato para representar os bancários no Caref

Até o dia 06 de fevereiro, os empregados da ativa do Banco do Brasil vão votar e eleger seu representante para o Conselho de Administração do banco, o Caref. O Sindibancários/ES declara seu apoio a Juliana Donato (F6001870), uma bancária comprometida com a luta da categoria. Funcionária do BB desde 2008, atualmente na GECEX SP […]

Até o dia 06 de fevereiro, os empregados da ativa do Banco do Brasil vão votar e eleger seu representante para o Conselho de Administração do banco, o Caref. O Sindibancários/ES declara seu apoio a Juliana Donato (F6001870), uma bancária comprometida com a luta da categoria.

Funcionária do BB desde 2008, atualmente na GECEX SP II, Juliana trabalhou no Banco Nossa Caixa. Sua história como bancária é marcada pela defesa dos direitos do funcionalismo e do Banco do Brasil como instituição pública comprometida com os interesses dos trabalhadores, aqueles que constroem a riqueza do país.

Trajetória de luta

Juliana teve participação ativa na luta contra a reestruturação das Gecex, e chegou a ser punida por desempenhar seu papel de Delegada Sindical, sofrendo por parte do banco processo de ação disciplinar. Uma postura intransigente e ditatorial com clara intenção de retaliação, não apenas contra a companheira, mas contra todo o movimento sindical, contra todas as mulheres, enfim, contra quem quer que ouse lutar pelos direitos da coletividade.

Por conta desse processo, Juliana teve sua candidatura ao CAREF impugnada, decisão que só foi revertida por uma liminar concedida pela 7ª. Vara do trabalho de SP. Não satisfeito, o BB ainda interfere diretamente no pleito com candidaturas de funcionários em posições de comando, e usando de sua estrutura formal e informal para “orientar” o voto do funcionalismo para um candidato “carimbado”. Por isso, é preciso participar e intervir diretamente nos processos decisórios dos trabalhadores.

Vote Juliana

Mesmo com as limitações impostas pela legislação e pelas práticas da empresa, que tenta de todas as maneiras cercear as candidaturas combativas, o Sindibancários/ES convida a todos os bancários ativos do BB a votar em Juliana Donato (F6001870).

“Essa será uma forma de dar uma resposta à intransigência e interferência do banco nos assuntos dos trabalhadores. É preciso mostrar ao banco que os trabalhadores querem eleger uma mulher para ter assento em posição estratégica na empresa, já que nenhuma vice-presidência ou diretoria é representada por uma mulher. Nosso voto é contra o autoritarismo e por um CAREF independente”, destaca o diretor do Sindibancários/ES e bancário do BB, Thiago Duda.

Conselho de Administração

O Caref é o representante dos funcionários no Conselho de Administração. Este Conselho é composto de oito membros, sendo cinco indicados pelo governo, dois pelos acionistas minoritários mais um eleito pelos funcionários. Apesar de ser somente um, o Caref participa de todas as decisões, exceto daquelas que dizem respeito à remuneração e benefício dos funcionários. Em 2010 o Congresso Nacional aprovou a lei que garante esta representação em todas as empresas públicas federais e impôs esta restrição. A luta para derrubar esta proibição já começou, para que a representação seja por inteiro, e não pela metade.

Como votar no Caref do funcionalismo

Siga os seguintes passos:

● Entre no SISBB

● Aplicativo PESSOAL

● Opção 48

● Eleição Caref 2015 1º turno

● Opção Candidato

● Juliana Donato (F6001870).

● Confirmar a candidata.

Imprima
Imprimir