Sindicato cobra cumprimento do Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho no Banestes

O Sindicato dos Bancários/ES se reuniu com a direção do Banestes na manhã desta terça-feira, 25, para cobrar melhores condições de trabalho e o cumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo (AC) 2013/2014, como o fornecimento do vale-cultura e a realização da seleção interna. Na reunião, os diretores expuseram denúncias de pressão por metas e cobraram […]

O Sindicato dos Bancários/ES se reuniu com a direção do Banestes na manhã desta terça-feira, 25, para cobrar melhores condições de trabalho e o cumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo (AC) 2013/2014, como o fornecimento do vale-cultura e a realização da seleção interna.

Na reunião, os diretores expuseram denúncias de pressão por metas e cobraram uma mudança na relação dos gestores com o corpo funcional.

“Visitamos várias agências e recebemos denúncias de cobrança excessiva de resultados, inclusive com abordagens autoritárias dos gestores, uma postura que, se persistir, pode se caracterizar como assédio moral”, afirma Jonas Freire, bancário do Banestes e diretor do Sindicato/ES.   

De acordo com Jonas, essa reunião serviu para formalizar as denúncias por meio do diálogo, mas “outras medidas políticas e jurídicas serão tomadas caso o problema persista”.

O Sindicato também debateu a imposição do banco de horas para os funcionários que fazem hora extra, caso que tem se repetido em algumas agências. “O AC determina que o banco de horas seja opcional, podendo o empregado receber pela jornada extraordinária, se desejar”, destacou Marco Antônio de Oliveira (Marquinho), também diretor do Sindicato/ES.  O banco garantiu que cumprirá o Acordo Coletivo.

Seleção interna

A realização de seleção interna para todos os cargos, com exceção dos de gerente e coordenador — cláusula conquistada na última Campanha Salarial –, também foi pauta da reunião. Segundo o banco, a implementação do processo seletivo será gradativa e terá início a partir de março. A primeira seleção será para os cargos de gerente de relacionamento.

O banco informou também que pretende fazer seleções regionalizadas. Cada seleção terá validade de 6 meses, com possibilidade de cadastro de reserva para os candidatos classificados que não forem nomeados de imediato. 

Vale-cultura

O banco esclareceu que a cláusula ainda não foi cumprida porque o fornecimento do vale-cultura depende de processo licitatório, o que já está em andamento.  O vale-cultura é mais uma conquista da Campanha Salarial 2013. Todos os trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos ao mês têm direito ao benefício, de R$ 50,00 mensais. Cada empregado receberá um cartão específico para o uso do recurso.

Acesso ao site do Sindicato

Desde a renovação do site do Sindicato, em setembro do ano passado, os bancários não conseguem acessar a página da entidade pela intranet do banco, conformo prevê o Acordo Coletivo. Cobrados sobre o tema, a direção do Banestes afirmou que irá solicitar à área técnica do banco a execução de testes para solucionar o problema. 

Imprima
Imprimir