Sindicato convoca bancários do BB para plenária

Atividade irá discutir os descomissionamentos promovidos pelo Banco, além do sistema de avaliação e a ação judicial sobre incorporação de funções movida pelo Sindicato

No próximo dia 14 de maio, o Sindibancários/ES realiza uma plenária com todos os empregados e empregadas do Banco do Brasil para discutir os descomissionamentos realizados pelo BB e que tem causado inúmeros problemas para os bancários. Durante a plenária, também serão esclarecidas as dúvidas sobre o processo (n° 0001063-25.2018.5.17.0004) movido pelo Sindibancários/ES referente a incorporação de funções .

Os descomissionamentos que têm ocorrido no BB são a parte mais visível de um problema que tem se intensificado nos últimos três anos: o assédio moral. Essa prática, que se tornou sistemática, evidencia que o assédio se consolidou como parte da cultura organizacional do BB, como alerta o diretor do Sindibancários/ES Thiago Duda.

“O banco tem lançado mão desse artifício para punir empregados com ações trabalhistas, ou seja, contra aqueles que foram legitimamente buscar direitos tolhidos pela empresa, ou para aterrorizar os trabalhadores em relação ao cumprimento de metas. Para isso, não tem se importado em passar por cima da reforma trabalhista e descumprir o Acordo Coletivo de Trabalho em sua cláusula 49ª (que versa sobre a necessidade de três avaliações insuficientes consecutivas). Outra prática de assédio cometido pelo BB é a imposição de terror aos gestores para que avaliem mal seus subordinados. O GDP tem sido usado como instrumento de coação, perseguição e assédio aos trabalhadores e trabalhadoras”, enfatiza Duda.

Essa realidade do cotidiano do trabalho no BB tem provocado o aumento considerável do adoecimento da categoria. “Convidamos todos os bancários e bancárias para a plenária, para que, juntos, possamos discutir formas de enfrentar esse modelo de gestão adoecedor adotado pelo Banco. Contamos com a participação de todos”, convida Duda.

Plenária

 Pauta: Assédio moral, descomissionamentos, sistema de avaliação e ação judicial sobre incorporação de funções.

Data: 14  de maio de 2019

Horário: 18h30

Local: Sede do Sindibancários/ES  – Rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória/ES.

Imprima
Imprimir