Sindicato dos Bancários/ES completa 80 anos e resgata a história da entidade

Em janeiro deste ano, mais precisamente no dia 12, o Sindicato dos Bancários/ES completou 80 anos de luta. Para contar essa história, a entidade preparou um projeto de memória e documentação que reúne uma série de atividades culturais e publicações comemorativas que estão sendo lançadas ao longo do ano. Um livro que conta a trajetória […]

Em janeiro deste ano, mais precisamente no dia 12, o Sindicato dos Bancários/ES completou 80 anos de luta. Para contar essa história, a entidade preparou um projeto de memória e documentação que reúne uma série de atividades culturais e publicações comemorativas que estão sendo lançadas ao longo do ano.

Um livro que conta a trajetória do Sindicato é uma das principais obras que compõe o projeto. A pesquisa e redação, feita por um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenado pelo professor André Pereira, está em fase de conclusão. O anúncio sobre o lançamento deve ser feito em breve. Enquanto isso, você acompanha nesta página parte da cobertura dos eventos já realizados e tem acesso às publicações lançadas pelo Sindicato, num singelo recorte dos 80 anos de organização, lutas e experiências da categoria bancária do Espírito Santo e da classe trabalhadora.

Ato Político e Cultural em comemoração aos 80 anos do Sindicato

Para dar início às comemorações, em 14 de janeiro foi realizado um Ato Político Cultural, no Centro Sindical da categoria, em Vitória, que homenageou os bancários e bancárias que contribuíram com a trajetória de 80 anos da entidade.

Veja o vídeo do Ato Político Cultural

Calendário

Uma das formas de resgatar a história do Sindicato foi por meio de um calendário da entidade, distribuído nas agências bancárias no início do ano e que traz os principais fatos que marcaram a história do movimento sindical bancário capixaba desde 1934, quando o Sindicato foi fundado.

Calendrio 80 anos

 

Correio Bancário especial

Para ajudar a contar como foram as oito décadas de atuação do Sindibancários/ES, a entidade está preparando 6 jornais comemorativos, que contarão também a história do Correio Bancário e a sua contribuição como veículo de imprensa sindical para a democratização da comunicação e para construção de um discurso contra-hegemônico na sociedade capixaba.

Os jornais relembram os layouts de edições antigas, mostrando a evolução do projeto gráfico dos informativos e os padrões estéticos da época em que foram impressos.

Leia as edições:

Correio Bancário Especial – Edição 1

Correio Bancário Especial – Edição 2

Correio Bancário Especial – Edição 3

Correio Bancário Especial – Edição 4

 

Exposição fotográfica

Foi realizada exposição fotográfica no Ato Político Cultural ocorrido em janeiro, além de uma exposição com faixas utilizadas em várias atividades do Sindicato, ocorridas ao longo de sua história e que mostram as bandeiras de luta da categoria em diversos períodos.

Também foi realizada uma exposição fotográfica durante a Conferência Estadual dos Bancários, que contou com a distribuição de banners fotográficos pelos espaços do hotel Flamboyant, em Guarapari, onde aconteceu o evento, além de materiais históricos, como cartazes antigos de campanhas desenvolvidas pelo Sindicato.

Veja as fotos expostas no Ato Político-Cultural

Imprima
Imprimir