Sindicato dos Bancários/ES realiza IV módulo da Jornada de Formação Sindical

Teve início nesta sexta-feira, 12, e prossegue no sábado, 13, o IV módulo da Jornada de Formação Sindical, realizada pelo Sindicato dos Bancários/ES para os delegados, delegadas e dirigentes sindicais do Banco do Brasil, Caixa, Banestes e Bandes. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação política dos delegados e delegadas. O IV módulo […]

Teve início nesta sexta-feira, 12, e prossegue no sábado, 13, o IV módulo da Jornada de Formação Sindical, realizada pelo Sindicato dos Bancários/ES para os delegados, delegadas e dirigentes sindicais do Banco do Brasil, Caixa, Banestes e Bandes. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação política dos delegados e delegadas. O IV módulo foi conduzido pelo professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); André Moulin Dardengo, e pela diretora do Sindicato dos Bancários/ES, Rita Lima.

Segundo André, a Jornada de Formação Sindical contribui para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras. “É uma atitude fundamental nessa conjuntura de desafios para a luta da classe trabalhadora. Os bancários, por exemplo, enfrentam a questão da terceirização, que garante a rentabilidade do capital e faz parte da metamorfose no mundo do trabalho, um tema a ser debatido no módulo. A formação também colabora com a luta cotidiana, como a busca por melhores condições de trabalho, além das pautas econômicas, como as de salário e benefícios”, afirma André.

O tema estudado foi “Capitalismo contemporâneo e o desafio dos trabalhadores”. “Avalio a formação como satisfatória, pois é necessário o aprendizado para que o trabalhador bancário entenda, entre outras questões, sua condição de agente gerador de riqueza a partir de seu trabalho”, afirma o bancário da Caixa e delegado sindical Carlos Renato Nepomuceno. O próximo módulo da Jornada de Formação Sindical será nos dias 17 e 18 de outubro.

Imprima
Imprimir