Sindicato/ES apoia a chapa 149 na eleição de representante do Conselho de Administração da Caixa

Entre os dias 11 e 18 de novembro acontece o primeiro turno da eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, que tem como objetivo criar um espaço de intervenção dos bancários nas instâncias de gestão da empresa de modo a torná-la cada vez mais democrática e transparente. Entendendo a importância desta […]

Entre os dias 11 e 18 de novembro acontece o primeiro turno da eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, que tem como objetivo criar um espaço de intervenção dos bancários nas instâncias de gestão da empresa de modo a torná-la cada vez mais democrática e transparente.

Entendendo a importância desta função, o Sindicato dos Bancários/ES declara o seu apoio à Chapa 149 – Independência com Democracia e Luta, formada pelos colegas Octacilio Ramalho, candidato a titular no Conselho de Administração da Caixa, e Giovanni Riccio, candidato a Suplente, acreditando que os dois seguirão firmes na defesa da voz do trabalhador.

A diretora do Sindicato dos Bancários/ES e bancária da Caixa, Lizandre Borges, entende que a chapa 149 está realmente comprometida em reconstruir um movimento enraizado na base. “É importante darmos o nosso voto para aqueles que atuam de maneira democrática e defendem a participação ampla e permanente. Temos que eleger candidatos ativos, que se imponham frente aos interesses prejudiciais aos bancários”, avalia.

Reivindicação antiga

A eleição de um conselheiro representante, reivindicação antiga do movimento nacional dos empregados, está baseada no entendimento de que os empregados têm todo o direito não só de gerir o patrimônio da Caixa, mas também de acompanhar e fiscalizar os atos da administração da empresa.

A eleição para escolha do conselheiro representante está prevista pela lei 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff. A medida dispõe sobre a participação dos trabalhadores em órgãos de administração das empresas públicas ou sociedades de economia mista controladas pela União, direta ou indiretamente.

Sobre os candidatos:

Octacilio Ramalho – Candidato a titular no Conselho de Administração da Caixa

É Consultor Matriz da SUEPF, lotado no Laboratório de Penhor/RJ. Há 31 anos trabalha na Caixa, sendo quatro anos no BNH. É formado em Ciências Sociais pela Uerj/RJ, pós-graduado pela Ufop/MG e mestrando pela Ucam/RJ. Foi diretor do Sindicato dos Bancários/RJ entre 1997 e 2006, e Conselheiro Deliberativo da PREVHAB entre 2000 e 2012. Delegado Sindical, faz parte do Movimento Nacional de Oposição Bancária – MNOB/CSP-Conlutas.

Giovanni Riccio – Candidato a Suplente no Conselho de Administração da Caixa

É Caixa-Executivo na agência de Castelo/ES. Com 24 anos na Caixa, Giovanni é formado em Direito pela Ufes. Atua no movimento dos empregados da Caixa desde a sua admissão. Foi delegado sindical por vários mandatos e é, desde 2009, diretor do Sindicato dos Bancários/ES

Como votar?

A eleição para o Conselho de Administração se dará em dois turnos. As duas Chapas mais votadas no primeiro turno, que ocorrerá entre 11 e 18 de novembro, disputarão o segundo turno, que ocorrerá entre 02 e 06 de dezembro/2013. 

Todos os trabalhadores  do banco estão convidados a exercer seu direito de voto.  O voto é facultativo, direto, secreto e eletrônico – SISRH 4.1. Todos os empregados em atividade vão poder votar.

Imprima
Imprimir