Sindicato faz formação em saúde para qualificar atendimento aos bancários

O Sindibancários/ES promoveu entre os dias 28 e 29 de novembro uma oficina de Formação em Saúde, oferecida a diretores sindicais e funcionários da entidade. A oficina teve por objetivo qualificar o atendimento do Sindicato para atender as demandas dos bancários relacionadas à saúde, proporcionando melhor acolhimento e orientação aos trabalhadores.  Em 2012, segundo dados […]

O Sindibancários/ES promoveu entre os dias 28 e 29 de novembro uma oficina de Formação em Saúde, oferecida a diretores sindicais e funcionários da entidade. A oficina teve por objetivo qualificar o atendimento do Sindicato para atender as demandas dos bancários relacionadas à saúde, proporcionando melhor acolhimento e orientação aos trabalhadores. 

Em 2012, segundo dados dos INSS, 21.144 bancários foram afastados do trabalho por adoecimento, dos quais 25,7% com estresse, depressão, síndrome de pânico, transtornos mentais relacionados diretamente ao trabalho. Outros 27% se afastaram em razão de lesões por esforços repetitivos (LER/Dort). Somente nos primeiros três meses deste ano, 4.387 bancários já haviam se afastado por adoecimento, sendo 25,8% por transtornos mentais e 25,4% por LER/Dort.

A Secretaria de Saúde do Sindicato/ES realiza entre 10 a 15 atendimentos por semana, um número que, segundo Maristela Corrêa, diretora da entidade,  ainda é pequeno diante da quantidade de casos de adoecimento. “Alguns bancários buscam o sindicato e não se identificam por medo do assédio moral. Muitos, inclusive, deixam de procurar atendimento. Os casos de adoecimento são muitos e é importante que os bancários entrem em contato para fazer a denuncia” afirma. Para ela, a falta de condições de trabalho e a pressão pelo cumprimento de metas são as principais propulsoras de doenças entre bancários, tanto físicas como psicológicas.

O atendimento da Secretaria de saúde é feito presencialmente ou pelo telefone. Para ser atendido basta ligar para o (27) 3331-9980 ou entrar em contato pelo e-mail saude@bancarios-es.org.br

 

Imprima
Imprimir