Sindicato inicia apresentação do termo de compromisso em defesa do Banestes público e estadual a candidatos ao governo

O Sindicato dos Bancários/ES deu início à apresentação do termo de compromisso em defesa do Banestes público e estadual aos candidatos ao governo do Estado nas eleições 2014. Ao assinar o termo, os candidatos se comprometem, se eleitos, a elaborar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garanta ao Estado o controle acionário do Banestes. […]

O Sindicato dos Bancários/ES deu início à apresentação do termo de compromisso em defesa do Banestes público e estadual aos candidatos ao governo do Estado nas eleições 2014. Ao assinar o termo, os candidatos se comprometem, se eleitos, a elaborar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garanta ao Estado o controle acionário do Banestes.

Além disso, no termo de compromisso consta que, caso algum governante futuramente insista em privatizar a instituição financeira, a revogação da PEC deverá ser feita mediante aprovação na Assembleia Legislativa e Plebiscito Popular.

A primeira candidata a assinar o termo foi Camila Valadão, do PSOL, que esteve na sede do Sindicato/ES na última segunda-feira, 25, para assumir o compromisso. O candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) assinou na manhã desta quinta-feira, 28. Mauro Ribeiro (PCB) e Roberto Carlos (PT) também sinalizaram que irão assinar o documento. Paulo Hartung (PMDB) ainda não se posicionou.

“O Sindicato, enquanto coordenador do Comitê em Defesa do Banestes Público Estadual, acredita que é importante garantir a manutenção do banco como um patrimônio do povo capixaba. Assim, nenhum governante pode ter a iniciativa de vender sem realizar um plebiscito e votação na Assembleia. Caso contrário, afronta-se a democracia”, diz o diretor do Sindicato, Jonas Freire.

No termo de compromisso o Sindicato cobra também dos candidatos a manutenção de um canal de diálogo com os empregados do Banestes, mantendo as negociações durante a Campanha Salarial da categoria e nas mesas permanentes que acontecem ao longo do ano.

“Os candidatos que não assinarem o termo darão demonstração clara de que não têm compromisso com o patrimônio público capixaba, nem com os trabalhadores do Banestes, por isso, não merecem o voto dos bancários e da população do Espírito Santo”, conclui Jonas.

Camila - site 500

Camila Valadão (PSOL) junto aos diretores do Sindicato após assinatura do termo de compromisso.

 

 

 Casagrande Site 500

Candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) também assinou o termo de compromisso.

Imprima
Imprimir