Sindicato se reúne com aprovados em concurso do Banestes

Como encaminhamento da plenária, foi enviado ao banco novo pedido de reunião para tratar da pauta de contratações

O Sindibancários/ES enviou nesta sexta-feira (10) um pedido de reunião com a administração do Banestes para cobrar a contratação dos aprovados no último concurso do banco. O pedido foi definido em plenária com os aprovados, realizada ontem (09) na sede do Sindicato.

Cerca de 40 concursados compareceram à plenária. No espaço, os dirigentes sindicais do Banestes esclareceram aos presentes os objetivos classistas do Sindicato, de organizar politicamente a luta e proteger os direitos dos trabalhadores, e afirmaram mais uma vez a necessidade de mais contratações no banco público do Espírito Santo.

“O Banestes precisa contratar mais bancários para aliviar os trabalhadores em atividade e melhorar o serviço prestado à comunidade capixaba. Sabemos que manter um baixo quadro de funcionários na ativa é estratégia do banco, cabe-nos cobrar sempre mais contratações e apoiar qualquer luta da sociedade civil nesse sentido”, afirmou Jonas Freire, coordenador geral do Sindibancários/ES.

Durante o evento, o Sindicato também se comprometeu a apoiar e participar das atividades reivindicatórias por mais contratações organizadas pelos aprovados e exigir do banco, em reunião, o cumprimento da cota para pessoas com deficiência física estabelecida no edital do concurso. Jonas salientou ainda que, caso a resposta do banco não seja satisfatória, é possível que o Sindicato volte a conversar com os aprovados para discutir ações futuras.

O Sindicato tem pressionado permanentemente o Banestes por mais contratações, luta que garantiu as convocações do último período, mas ainda em quantidade insuficiente para atender a demanda atual. Vale lembrar que o Banestes tem apresentado lucros sucessivos – só do primeiro semestre de 2016, o lucro líquido do banco foi de R$ 38,4 milhões, valor 32,4% superior ao quarto trimestre do ano passado – números que deixam evidente a possibilidade de contratação.

Imprima
Imprimir

Comentários