Terceira rodada de negociação nacional começa nesta quarta com debate de emprego

Começa nesta quarta-feira, 03, a terceira rodada de negociação do Comando Nacional dos Bancários com a Fenaban. A reunião começa às 14 horas, em São Paulo. Em debate estarão as reivindicações de emprego, que incluem fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição às dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações. […]

Começa nesta quarta-feira, 03, a terceira rodada de negociação do Comando Nacional dos Bancários com a Fenaban. A reunião começa às 14 horas, em São Paulo. Em debate estarão as reivindicações de emprego, que incluem fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição às dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações. A rodada terá continuidade na quinta-feira, 04.

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base na Rais do Ministério do Trabalho mostra que os bancos privados fecharam 18.023 postos de trabalho em 2013. E de janeiro a julho de 2014 já cortaram mais 3.600 empregos, segundo a Pesquisa de Emprego Bancário (PEB) feita pelo Dieese e movimento sindical bancário.

“Os seis maiores bancos que atuam no Brasil (BB, Caixa, Santander, HSBC, Itaú e Bradesco) lucraram juntos em 2013 R$ 56,7 bilhões. Ainda assim, continuam demitindo, ampliando a terceirização e se utilizando da rotatividade para reduzir salários e aumentar os lucros”, afirma Carlos Pereira de Araújo (Carlão), coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, que representa o Estado no Comando Nacional da categoria.

Carlão lembra que até o momento não houve nenhum avanço significativo nas negociações com a Fenaban, e que é preciso ampliar a mobilização da categoria para pressionar a mesa nacional. “Neste dia 03 e 04 estamos realizamos diversas ações sindicais nas agências, e é importante que a categoria permanece unida e mobilizada para quebrar a falta de diálogo e a intransigência dos banqueiros”, diz Carlão.

O calendário de negociações com a Fenaban termina nos dias 10 e 11 de agosto, quando acontece a quarta rodada de negociações.

Imprima
Imprimir