“Todos por Tudo”. Sindicato vai às agências mobilizar bancários e bancárias

Diretores e diretoras do Sindibancários/ES visitaram as agências da Glória, em Vila Velha, Enseada do Suá e Goiabeiras, em Vitória, e dialogaram com bancários e bancárias sobre a Campanha Nacional da categoria

Garantir os direitos já conquistados, melhores condições de trabalho e saúde só será possível com a participação dos bancários e bancárias na Campanha Salarial. Por isso, diretores e diretoras do Sindibancários/ES foram às ruas nesta quinta-feira, 19, em mais uma ação de mobilização da categoria.  Hoje, acontece a terceira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), onde são discutidas as reivindicações da categoria sobre saúde e condições de trabalho. As ações foram realizados nas agências da Glória, em Vila Velha,  Goiabeiras e Enseada do Suá, em Vitória.

Por trás da aparência de tranquilidade nas agências e nos departamentos, se esconde uma rotina estressante de pressão por metas absurdas, desrespeito, assédio moral e sobrecarga de trabalho. A categoria, que atua num dos setores mais pujantes da economia nacional, é uma das que mais se afasta em função de doenças relacionadas ao trabalho. Dado do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho revela o tamanho desse problema: entre 2012 e 2017 os bancos foram responsáveis por apenas 1% dos empregos criados no país, mas por 5% dos afastamentos por doença.

Jonas Freire e demais diretores do Sindibancários/ES em mais uma ação de mobilização da Campanha Salarial 2018 (Foto: Sérgio Cardoso)

“Hoje é dia de negociação com a Fenaban e na mesa está sendo discutido cláusulas tão importantes quanto as reivindicações econômicas. O número de trabalhadores bancários adoecidos e alarmante, por isso temos que fazer pressão para garantir condições adequadas de trabalho, onde nossa saúde seja respeitada. Fomos às ruas e visitamos as agências para conversar com os   e bancárias sobre a importância de todos permanecerem antenados com a negociação e de participarem ativamente da Campanha. Não podemos permitir a retirada de nossos direitos e a continuidade desse sistema que adoece os trabalhadores. Somente com  a união de todos os bancários vamos sair vitoriosos”, destacou o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire.

Conquistas

Ao longo dos últimos anos, os bancários arrancaram importantes conquistas nas campanhas nacionais unificadas, como: a complementação salarial para afastados e a comissão permanente de saúde, de 1997; a licença-maternidade de 180 dias, de 2009; o instrumento de combate ao assédio moral, de 2010; a proibição da publicação do ranking de performance, de 2011; a proibição de envio de mensagens com cobranças por metas, para os celulares dos bancários, em 2013; cláusula específica de combate ao assédio moral, em 2014; mesas específicas de debate entre bancos e representantes dos trabalhadores para reduzir as causas de adoecimento, de 2015; a licença-paternidade de 20 dias em 2016.

“Foi com muita luta que garantimos essas conquistas. Mas ainda há muito a avançar. Precisamos lutar contra as terceirizações, por mais contratações e pelo fim das metas, para que bancários e bancárias possam ter um ambiente de trabalho saudável, e não adoecedor como é atualmente”, frisa Freire.

Acompanhe e participe! Essa luta é de todos nós!

Rodadas de negociação:

19/07 – Pauta: Saúde e Condições de Trabalho

25/07 – Pauta: Emprego

01/08 – Pauta: Cláusulas econômicas

Acompanhe a Campanha Salarial 

Confira as minutas de reivindicações da Campanha Salarial 2018

Bancários se mobilizam em dia de luta em defesa da convenção coletiva

Primeira rodada de negociação com a Caixa será no dia 13 de julho 

BNB: Bancários realizam primeira rodada de negociação e assinam acordo do ponto eletrônico 

BB mostra disposição para negociar, mas reunião termina sem avanços concretos

Banqueiros não assinam pré-acordo e primeira rodada termina frustrada

Sindibancários/ES entrega minuta ao Bandes

Sindicato entrega minuta de reivindicações ao Banestes

“Todos por Tudo”! Campanha Nacional é lançada no ES 

Com informações do Sindibancários/ES

 

 

Imprima
Imprimir