Trabalhadores do Santander aprovam pauta de reivindicações do acordo aditivo

Este ano será renovado o acordo aditivo do Santander , que assegura conquistas além da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários e bancárias dessa instituição financeira. Antes da renovação, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras se reuniram no Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, nos dias 12 e 13 de abril, em São Paulo, para […]

Este ano será renovado o acordo aditivo do Santander , que assegura conquistas além da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários e bancárias dessa instituição financeira. Antes da renovação, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras se reuniram no Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, nos dias 12 e 13 de abril, em São Paulo, para elencar os pontos que devem ser mantidos, melhorados ou acrescidos.

As reivindicações, definidas em grupos de trabalho divididos por temas, e aprovadas em plenário, levaram em consideração uma pesquisa feita em todo o país com funcionários e funcionárias do Santander. “O objetivo foi ouvir o maior número possível de trabalhadores e trabalhadoras, como forma de contemplar as necessidades de pessoas do Brasil inteiro”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Jonathas Corrêa.

Entre as reivindicações aprovadas estão que o Banesprev seja responsável pela administração de todos os planos de benefícios dos funcionários no país, com exceção da Bandeprev; jornada gradual para o funcionário que retorne da licença médica, exame demissional para todos trabalhadores dispensados, mas que isso não ocorra no dia da demissão e inclusão de uma nova cláusula assegurando garantia de emprego em casos de reestruturação que impacte em redução de postos de trabalho e fim do banco de horas.

Constam também a abertura de diálogo entre o banco e o movimento sindical sobre o impacto da avaliação de desempenho na concessão de bônus, discussão de uma fórmula que torne mais justa a distribuição do Programa de Participação nos Resultados do Santander, inclusão no acordo aditivo de cláusula específica que estabeleça a discussão da claúsula 57ª da CCT da categoria, sobre o Programa de Desenvolvimento Organizacional para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho.

Participaram do Encontro Nacional dos Funcionários do Santander representando o Sindicato dos Bancários/ES os diretores Jonathas Corrêa e Thiago Nascimento.

Imprima
Imprimir

Comentários