Trabalhadores traçam estratégias para a greve geral do dia 30 de junho

Movimentos sociais, centrais e sindicatos intensificarão mobilização em suas bases. Uma nova plenária foi marcada para a segunda-feira, 26, no auditório do Sindibancários, às 18h30

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais, como Brigadas Populares, Levante Popular da Juventude, Via Campesina, entre outros, participaram na quarta-feira, 21, de uma plenária de organização da greve geral que acontecerá no dia 30 de junho. A atividade, que ocorreu no Centro Sindical dos Bancários, teve como objetivo traçar conjuntamente as estratégias de mobilização.

Entre as deliberações da plenária está a intensificação da mobilização dos movimentos sociais, centrais e sindicatos em suas bases, além de panfletagem em espaços públicos, como feiras, para convocar os trabalhadores e trabalhadoras para a greve geral. Uma nova plenária será realizada na segunda-feira, 26, às 18h30, no auditório do Sindibancários, localizado na rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória. Nela, serão definidas novas estratégias para mobilizar a população capixaba.

O coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire, avalia a plenária de maneira positiva, principalmente do ponto de vista representativo, em virtude da presença de movimentos sociais do campo da cidade, além de trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias profissionais. Para ele, a greve geral será um momento decisivo para barrar a reforma trabalhista.

“A reforma está avançando, mas o governo começa a sofrer abalos. Vamos enfraquecer seu andamento. Dia 28 o relatório da reforma trabalhista vai para a Comissão de Constituição e Justiça. No dia 30, com a greve geral, podemos derrubá-la, pois a votação no plenário será em julho. Além disso, a greve geral também é para mostrar que a classe trabalhadora é contra a reforma da Previdência e a favor das eleições gerais diretas já!”, diz Jonas.

Em assembleia, várias categorias profissionais têm aderido à greve geral. Os bancários e bancárias aprovaram sua participação na assembleia realizada na terça-feira, 20.

Serviço:

Plenária de organização da greve geral

Local: auditório do Sindibancários, localizado na rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória

Horário: 18h30

Data: 26/06

Imprima
Imprimir