Último dia para se inscrever na Conferência Estadual dos Bancários

As inscrições para a Conferência Estadual dos Bancários terminam na próxima segunda, 19. O evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. Os interessados podem se inscrever via formulário online ou através das fichas que estão sendo distribuídas nas agências.

Encerram nesta segunda, 19, as inscrições para a Conferência Estadual dos Bancários, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. Os interessados podem se inscrever via formulário online ou através das fichas que estão sendo distribuídas nas agências. Os participantes terão direito a hospedagem, transporte para o local do evento e alimentação.

Neste ano a centralidade do encontro será o debate sobre as reformas e projetos neoliberais no Brasil e os seus efeitos para a classe trabalhadora, em consonância com a conjuntura política e econômica do país, que tem movimentado trabalhadores do campo e da cidade em defesa de seus direitos.

“Independente do acordo de dois anos, firmado no ano passado, é muito importante participar da Conferência, pois todos os bancos têm demandas, muitas delas relacionadas a condições de trabalho, como saúde, assédio moral, metas, entre outros. Também é indispensável a participação de todos e todas pelo fato de que faremos um bom debate sobre análise de conjuntura. Falaremos sobre as reformas que o governo ilegítimo de Temer quer nos impor. Será uma boa oportunidade para os trabalhadores e trabalhadoras se atualizarem sobre esse tema e conhecerem os prejuízos que essas iniciativas podem trazer”, diz o coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire.

Programação

O evento contará com a participação do professor Nildo Ouriques, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), para a mesa de análise de conjuntura. Haverá também uma mesa para debater a reforma trabalhista, com participação do juiz e vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) Guilherme Feliciano, e outra para debater o desmonte da Previdência e Seguridade Social no Brasil, com palestrante a ser confirmado.

Estratégia para Campanha Nacional

É na Conferência Estadual que os bancários e bancárias tiram as prioridades de luta para a Campanha Nacional, que serão disputadas nos fóruns nacionais do movimento bancário. Essa é a primeira vez que a categoria experimenta um acordo bianual, assinado na Campanha Nacional de 2016, com validade até 2018. Por isso, a discussão sobre os eixos de campanha e estratégia será ainda mais importante para pensar nossa atuação no período de negociações, já que o processo negocial não seguirá o rito dos últimos anos, com negociação de cláusulas salariais e de condições de trabalho coordenadas pelo Comando Nacional. Esse ano, as negociações devem ser focadas nas mesas temáticas e permanentes.

Creche

Mães e pais com filhões entre 3 e 10 anos contarão com creche para as crianças mediante solicitação prévia no momento da inscrição. Para crianças abaixo de 3 anos, o Sindicato pagará hospedagem e alimentação de uma babá ou familiar do bancário ou bancária credenciados para o evento. A proposta faz parte da política de gênero do Sindicato que busca proporcionar a participação igualitária de homens e mulheres, principalmente de mães bancárias que ficam impedidas de acompanhar atividades políticas em função da responsabilidade com a família. Para saber mais sobre a programação e estrutura do evento acesse o site do Sindicato.

Imprima
Imprimir