Veja o calendário da Campanha Nacional dos Bancários

Nos dias 18 e 19 acontece a Conferência Interestadual, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, de 08 a 10 de junho, acontecerá o Congresso Nacional dos Bancários e das Bancárias. Também fazem parte do calendário da Campanha Nacional o Conecef e o Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

A Campanha Nacional dos Bancários e das Bancárias continua. Nos dias 18 e 19 acontece na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, a 20ª Conferência Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em São Paulo, de 08 a 10 de junho, acontecerá o Congresso Nacional dos Bancários e das Bancárias. Também fazem parte do calendário da Campanha Nacional o Conecef, que é o congresso específico dos empregados e empregadas da Caixa, e o Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

A Conferência Interestadual abordará temas como avaliação dos impactos da reforma trabalhista no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria bancária, além de contar com apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno e eleição dos delegados e delegadas para o congresso nacional. O coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES Jonas Freire destaca a importância da participação dos delegados e delegadas eleitos no Congresso Estadual, que estarão na Conferência Interestadual.

“Esperamos que seja feito um bom debate sobre conjuntura e que os delegados e delegadas possam socializar essas informações em seus locais de trabalho”, diz.

Em relação ao Congresso Nacional, o coordenador geral afirma que o Sindicato espera que durante o evento seja construído coletivamente um calendário de luta consistente, além de uma estratégia que de fato una a categoria, fortaleça e mobilize diante dos ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo.

“A conjuntura é complicada. Esta campanha é o momento de maior enfrentamento contra a reforma trabalhista, que é uma ameaça aos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras. Este ano teremos que fazer uma nova forma de luta, de enfrentamento, pois há uma nova forma de ameaça. Além de não avançar na conquista de direitos, a categoria pode perdê-los. Precisamos de participação da categoria nas reuniões e, sobretudo, na greve”, destaca.

Conecef e Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil

Bancários e bancárias da Caixa e do BB também participarão de seus congressos específicos. O Conecef, que é voltado para os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa e está na sua 34ª edição, será em São Paulo, nos dias 07 e 08 de junho. Os debates terão como eixos Nenhum Direito à Menos, Caixa 100% Pública, Saúde Caixa e Funcef, Saúde e Condições de Trabalho. Os delegados e delegadas escolhidos no encontro específico da Caixa na Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias participarão do Conecef.

Também nos dias 07 e 08 de junho, em São Paulo, acontecerá o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. A diretora do Sindicato dos Bancários/ES Evelyn Flores lembra que é fundamental fortalecer a luta pela manutenção do padrão de contratação, uma vez que o Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira a criar uma agência com um quadro de funcionários 100% terceirizado, e isso pode se expandir para as demais agências e também para outros bancos.

Congresso Estadual

O pontapé inicial para a Campanha Nacional foi dado com a realização do Congresso Estadual dos Bancários e das Bancárias, ocorrido entre os dias 20 e 22 de abril, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. Com o tema “É hora de perder a paciência – Contra o desmonte da categoria e dos direitos trabalhistas”, durante o evento foram realizados os congressos específicos de bancos públicos e privados, além de debates sobre a conjuntura atual, os impactos da reforma trabalhista na categoria bancária e a classe trabalhadora no século XXI.

Durante a conferência também foram feitos o balanço da Campanha Salarial 2017, apresentação das teses, definição dos eixos e estratégias da Campanha Nacional 2018 e votação da minuta. Na proposta de minuta aprovada durante a Conferência deste ano o índice de reajuste proposto pelos capixabas foi de 15% mais a inflação, que é a média da produtividade do setor financeiro. Contudo, a manutenção do padrão de contratação nos bancos é a centralidade da Campanha Nacional.

Veja a programação da 20ª Conferência Interestadual

Dia 18/05:

18h às 21h – Credenciamento dos/as delegados/as
18h30min – Cerimonial de boas vindas: FETRAF RJ/ES e Sindicato dos Bancários de Três Rios.

Dia 19/05:

8h às 10h – Café da manhã
8h às 12h – Credenciamento dos/as delegados/as
9h às 9:40h – Mesa de abertura: FETRAF RJ/ES, Contraf, Sindicato dos Bancários de Três Rios, Centrais Sindicais (CUT, CTB, CSP Conlutas e Intersindical). Cada representante fará uma breve saudação de 05 minutos ao plenário
9h40min às 10h10min – Apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno
10h10min às 10h30min – Saudações dos parlamentares presentes.
10h30min às 11h – Avaliação dos Impactos da Reforma Trabalhista no Acordo Coletivo de Trabalho dos/as Bancários/as: Fernando Amorim – Técnico do Dieese/RJ
11h às 12h – Palestra sobre Democracia e Direito: A Judicialização da Política – Professora Gisele Cittadino
12h às 13h – Almoço
13h às 14h30min – Palestra sobre Reforma Trabalhista: Drª Gisa Nara – Assessora Jurídica da FETRAF RJ/ES
14h30min às 15h30min – Discussão e apresentação de proposta baseado no Caderno de Subsídios produzido pela Contraf – Mediadores: Nilton Damião e Adriana Nalesso
15h30min às 16h – Apresentação de chapas e eleição dos/as delegados/as à 20ª Conferência Nacional;
16h – Encerramento.

Imprima
Imprimir