Venha comemorar o Dia do Bancário e da Bancária!

A comemoração será no dia 23 de setembro e os ingressos devem ser reservados até o dia 09 do mesmo mês

O Dia do Bancário e da Bancária está chegando e há muito a comemorar!  A data é celebrada no dia 28 de agosto, mas devido ao período da Campanha Nacional os bancários e as bancárias capixabas vão festejar no dia 23 de setembro (domingo). A festa será das 11h às 16 horas, no Ilha Shows Vitória, localizado na Praia do Canto, em Vitória, e é proibida a entrada de menores de 18 anos.

A comemoração será com roda de boteco e consumação liberada, além das atrações musicais “Mara Veloso e Nois no Samba” e Renato Casanova e Banda (vocalista do Casaca). “Os trabalhadores e trabalhadoras atravessam um período desafiador, de inúmeras tentativas de retirada de direitos. Mas temos muito a comemorar. Essa data é fruto de uma das greves mais importantes da nossa categoria. A festa é o momento para celebrar essa história de luta e também de fortalecer a nossa união e mobilização contra os ataques aos trabalhadores que estão em curso”, enfatiza o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire Santana.

 

Ingressos

Neste ano, os bancários e bancárias  sindicalizados vão pagar o valor de R$ 25,00 no ingresso e poderão levar um convidado, cujo ingresso custará R$ 75,00. Os ingressos são limitados e as reservas online devem ser feitas até o dia 09 setembro ou até esgotarem os ingressos. Os bancários receberão os ingressos nos locais de trabalho.

“Com as demissões nos bancos privados e os planos de demissão incentivada nos públicos, houve uma queda significativa no número de sindicalizados. Além disso, já estamos sentindo os efeitos da reforma trabalhista, que causou, por exemplo, a redução de causas judiciais. Toda essa conjuntura impactou diretamente na receita do Sindicato. Reconhecemos a importância de comemorar o Dia do Bancário e da Bancária e, diante dessa realidade, a viabilidade da festa só é possível com essa contribuição dos bancários. Vamos à festa porque merecemos comemorar!”, explica Santana.

O Sindicato também solicita a doação de 1Kg de alimento não perecível no dia da festa, que será destinado para uma organização social.

Celebração da luta

O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários paralisaram as atividades em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espan­cavam os trabalhadores. O movimento grevista durou até que os banqueiros concedessem o aumento de 31% para os trabalhadores. Essa conquista deu origem ao movimento que marcaria o Dia do Bancário e da Bancária.

De lá para cá, muitas batalhas foram travadas para que a categoria alcançasse importantes vitórias, como: o 13º salário, a extinção dos trabalhos aos sábados, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), assistência médica, mesa de negociação unificada, tíquete-refeição, licença-maternidade de 180 dias, entre outras conquistas.

Imprima
Imprimir