“Vidas de mulheres negras importam” é o tema da marcha no Centro de Vitória nesta segunda (20)

A concentração da X Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra nesta segunda, no Dia Nacional da Consciência Negra, está marcada para as 13h, em frente à Casa Porto, próximo à entrada da Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória.

Acontece nesta segunda-feira, 20, no Dia Nacional da Consciência Negra, a X Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, organizada pelo Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), entre outras entidades do movimento negro. A concentração está marcada para as 13h, em frente à Casa Porto, próximo à entrada da Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória.

A macha vai ocupar a Avenida Jerônimo Monteiro, também no Centro de Vitória, com o tema “Vidas de mulheres negras importam”. De acordo com o Mapa da Violência divulgado este ano, nosso estado é o campeão no assassinato de mulheres negras – 9,2 mortes para cada cem mil habitantes.

Zumbi dos Palmares

A X Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra acontece no dia no Dia Nacional da Consciência Negra, data estabelecida pelo projeto lei número 10.639, do dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial, Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.

Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. A criação desta data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Confira o evento nas redes sociais aqui:

Aguarde a cobertura da Marcha!

Imprima
Imprimir